quarta-feira, 12 de março de 2008

Páscoa e Chocolates

A páscoa está chegando e a muitas pessoas aumentam o consumo de chocolates nesta época. A maioria dos bons chocolates são ricos em gordura e açúcar, ou seja engordam. Porém pesquisadores do mundo inteiro vem há alguns anos pesquisando outras propriedades da iguaria, como sua capacidade de prevenir as doenças cardiovasculares. O chocolate preto contém flavonóides, que melhoram a função endotelial das células das veias e artérias. No último estudo desenvolvido por pesquisadores do centro de prevenção da Universidade de Yale, nos EUA, 45 indivíduos com excesso de peso (IMC entre 25 e 35 kg/m²), foram divididos em três grupos:
1) consumiram 226 gramas de cacau sem açúcar por 6 semanas;
2) consumiram 226 gramas de cacau com açúcar por 6 semanças;
3) consumo de um placebo por 6 semanas (no placebo não há susbstância, mas a pessoa ingere sem saber) Através do exame de ultra-som os pesquisadores mediram a capacidade das artérias se relaxarem e expandirem. No grupo 1, esta capacidade melhorou em 2,4%. No grupo 2 em 1,5% e no grupo 3 piorou em 0,8%.
O resultado não sugere que devemos aumentar o consumo de chocolate, porém sugere que o único que demonstra melhoras é o puro (sem leite e sem açúcar). A melhor opção continua sendo a ingestão de frutas, verduras e alguns tipos de chás sem açúcar e gordura saturada, que também contén flavonóides.
Portanto, chocolate, com moderação!!!

Nenhum comentário: