terça-feira, 4 de março de 2008

Matéria de capa da Veja:

A edição desta semana da revista Veja trás reportagem sobre o raio x da saúde dos brasileiros.
A pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, entre julho e dezembro de 2007 com 54000 homens e mulheres, moradores de 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal, traçou um perfil da saúde dos brasileiros. Você pode conferir como estão os hábitos alimentares dos brasileiros abaixo:
LEITE INTEGRAL:
- 61% dos brasileiros entre 18 e 24 anos consome leite integral.
Embora o leite integral seja ótima fonte de cálcio, é rico em gordura saturada, o que aumenta o risco de distúrbios cardiovasculares. Passada a infância, o ideal é preferir o leite desnatado.
REFRIGERANTE
- 27% dos brasileiros tomam regularmente refrigerantes não dietéticos.
- Os maiores consumidores da bebida no Brasil estão na faixa etária de 18 a 24 anos.
Um estudo realizado na Universidade de Havard, nos EUA, alerta: "Quando um jovem tem o hábito de ingerir um copo de refrigerante por dia, o risco de ele se tornar um quarentão acima do peso é de quase duas vezes mais do que o de quem não tem esse costume."
- Uma em cada cinco pessoas consome a bebida em 5 ou mais dias da semana.
- A probabilidade de uma mulher que bebe refrigerante diariamente adquirir o diabetes tipo 2 é 80% maior que em homens.
- Em 2005 foram consumidos no Brasil 14 bilhões de litros da bebida, sendo 91% tradicionais e apenas 9% das versões adoçadas artificialmente.
Um estudo publicado no ano de 2007 na revista american Circulation, mostrou que o consumo diário de pelo menos 350ml de refrigerante, o equivalente a 1 lata, aumenta em 31% o risco de uma pessoa se tornar obesa e em 25% o risco de ela ter os níveis de triglicérides e glicose no sangue elevados.
CARDÁPIO POBRE
Quase metade dos brasileiros consome frutas cinco ou vezes dias na semana. Quando se associam frutas a hortaliças nas quantidades ideais, esse índice cai para 17,7%. Isso significa que faltam nutrientes importantes na dieta dos brasileiros.
Um estudo feito pela Unifesp e pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, identificou o que faltava no prato das mulheres, que consomem quase o dobro desses alimentos em relação aos homens. Havia deficiência de praticamente todas as vitaminas. Pelo menos 80% delas apresentavam carência de vitamina C. Vitamina fundamental na defesa do organismo, na produção de colágeno e na absorção de ferro. Cerca de 85% das entrevistadas apresentaram deficiência de betacaroteno (antioxidante que se converte em vitamina A), e 10% tinham deficiência de ferro.
- Porto Velho é a capital onde menos se consomem frutas e hortaliças e São Paulo onde se consomem mais.
PINGANDO GORDURA
A carne vermelha tem sido indicada ao consumo pelo seu valor nutricional. Porém, mais de 30% dos brasileiros têm o hábito de consumí-la com gordura exposta.
Cerca de 20 a 25% da composição da carne é gordura, ou seja, mesmo retirando a gordura aparente da picanha, o prato ainda continuará bastante gorduroso. O mesmo raciocínio é valido para o frango. O ideal é que a gordura da carne vermelha bem como a pelo do frango sejam retirados antes de ir ao fogo.
FALTA ÂNIMO
- Campo Grande é a capital onde mais se consomem carne vermelha sem retirar a camada gordurosa e frango com pele.
O Brasil é um país de preguiçosos. Cerca de 30% dos adultos não se mexem para nada. Para caminhar 1 quarteirão, pegam o carro, para subir um andar, utilizam o elevador.
Não é novidade para ninguém que a prática de regular de atividade física é uma aliada para a saúde. Mantém o metabolismo no rítmo, reduz os riscos de hipertensão, diabetes, vários tipos de câncer e protege o coração.
Motivos para se exercitar não faltam. O que é preciso para convencer os brasileiros a sair do sofá?
- Vitória é a capital onde mais se praticam exercícios. Os moradores da cidade dispõem desde os anos 80 de um serviço de orientação ao exercício, o SOE. O programa oferece aulas gratuitas de ginástica nos espaços públicos da cidade. O programa atende cerca de 4.000 pessoas por mês.
Fonte da imagem: http://www.xcavator.net/
Matéria: Revista Veja. Edição 2050/ano41/n.9

Nenhum comentário: